19.5.10

Mudando de cenário

Estou aproveitando este tempo em casa para colocar tudo em ordem... como vamos acumulando coisas ao longo do tempo!! não sou do tipo que guarda tudo, meu problema é que gosto de variar...rsrsrs
Gosto de colocar mesas bonitas!!! encher a casa de flores, arrumar "cantinhos especiais" por toda casa.
Com essa minha mania de mudar as coisas, descobri que fazendo capas para os sofás, almofadas, poltronas, posso estar sempre mudando meu cenário!!
Olha como muda todo o visual!
Trabalhei durante muito tempo como gerente de vendas de uma grife carioca no ramo de tecidos para decoração e a grande maioria das pessoas que tive o prazer de atender pensa em capa somente para "proteger" o estofamento original do sofá. Na verdade neste caso QUASE NUNCA usamos o estofamento original... que só aparece naqueles dias de festa e em ocasiões especiais.
Faço o contrário! acho que devemos viver o nosso dia a dia, como se cada dia fosse uma ocasião especial...
Devemos nos cercar dos nossos tesouros e festejar a nossa casa , a nossa vida e nossa família.
Durante esta semana vou passar várias dicas sobre estilos de capas, tecidos apropriados, dicas de conservação.
Vou começar pelo básico:
O tecido mais usado para confecção de capas é a sarja peletizada. Existe uma palheta super variada de cores e até sarja estampada, mas a preferida é a sarja branca e off white.
A sarja colorida vai ficando "estonada" com as sucessivas lavagens e precisa de um cuidado especial neste processo, enquanto a sarja branca mesmo necessitando de mais lavagens periódicas é mais prática e está sempre bonita.
Tenho uma capa que foi feita a 7 anos, na época estava montando uma nova casa e muito sem grana tive que aproveitar um sofá maravilhoso que estava guardado em um depósito, mas com a forração toda rasgada. Fiz uma capa básica de sarja branca e até hoje ela permanece linda e maravilhosa na minha sala. Lavo na máquina de casa a cada 20 dias e ela está sempre branquinha... Esta foto foi tirada no Natal de 2009 e na correria só deu tempo de lavar um dia antes e a passadoria foi feita só para tapear...
A sarja já vem pré encolhida de fábrica, mas ainda apresenta um encolhimento de aproximadamente 3%  neste caso dependendo do modelo do seu sofá você pode ter uma surpresa desagradável depois da primeira lavagem. Sempre recomendei aos meus clientes que lavassem mais uma vez o tecido antes da confecção da capa.
A capa funciona como uma calça de brim, quando lavamos ela entra "justinha" mas depois de algum tempo de uso já está soltinha.
Uma dica importante: Não seque a sua capa em secadora, pois ela vai encolher mais do que o normal e você pode ter muita dificuldade em colocá-la no sofá.
Amanhã tem mais!!! Hoje não posso continuar a postar pois é aniversário do meu filhão!! 9 anos!!
e temos aqui em casa o costume de fazer o "dia especial" onde todos os desejos serão atendidos... e um dos desejos é almoçar no Mc e ganhar 2 Brinquedos!!!rsrsrsr... Lá vou eu!!!

2 comentários:

  1. Adorei as dicas e aJace tb. amamos seu blog, parabéns, continue em frente comadre rsrs

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Claudia,
    Amei seu blog, acabei de fazer alguns orçamentos de capa para sofá e estava em dúvida quanto a cor da sarja, agora vou escolher uma of white para o sofá e uma listradinha para o meu banquinho!
    Depois que ficar pronta , mando uma fotinho para vc postar aí!
    Tenho um Blog também, entra lá, www.euqueroevoucomprar.blogspot.com
    Beijos
    sara

    ResponderExcluir