19.11.10

A casa nova

Minha querida amiga Paula acabou de mudar para casa nova e na semana passada fiz uma visita de apoio moral, sabe como é mudança com obra rolando... é de enlouquecer qualquer mortal. Eu devo ser maluca mas adoro esse clima, acho que faz bem essa renovação. A casa está ficando linda, ela sabe o que quer e tem um super bom gosto. Estavamos conversando e ela me contou que tinha vontade de trocar o piso das varandas por ladrilho hidráulico e pediu a minha opinião. Acho lindo mas fiquei na dúvida quanto a manutenção e durabilidade.
Resolvi pesquisar sobre o assunto para dar uma "mãozinha"  e surgiu este post:


Um pouco de História
Encontram-se citações de um produto utilizado para pisos e paredes nas épocas moura e bizantina muito semelhante ao processo de fabricação do ladrilho hidráulico. Porém é com o advendo da descoberta do cimento Portland em 1824 que o ladrilho hidráulico encontrou sua formulação final, sofrendo pouca alteração desde então.
No início do século XX o ladrilho hidráulico ganhou sua notoriedade, principalmente nas regiões do mediterrâneo devido aos movimenos do modernismo na Espanha, art Nouveau na França e outros, que por sua grande possibilidade decorativa acabou conquistando renomados arquitetos e grandes artistas, como Cadafalch e Gauldi.



Características:
Produto tipicamente artesanal, produzido totalmente a mão, peça por peça em um processo de fabricação muito pouco diferente do início do século XIX.
Pequenas irregularidades no desenho e leves manchas nas cores são as expressões mais fortes desse processo artesanal.Portanto são normais as variações de cores entre uma peça e outra, até mesmo na mesma peça, assim como pequenas lascas nas bordas e leves imperfeições no desenho.
Peças únicas, diferentes uma da outra, que no conjunto conferem ao ambiente o fascínio do antigo e o calor do rústico que com o passar do tempo vai adquirindo uma beleza que só o tempo sabe dar.

A Resistência ao desgaste do ladrilho é extremamente alta. É inclusive recomendado para calçadas públicas.
Por serem feitos basicamente de cimento branco e agregados, as peças são porosas, requerendo portanto, proteção em sua superfície .Essa proteção pode ser feita com resinas e impermeabilizantes.A camada superficial do ladrilho hidráulico conta com uma espessura de "tinta" em torno de 3 milímetros o que confere às peças uma durabilidade infindável. Desta forma , após longos anos de uso o piso pode ser restaurado , aplicando-se técnicas especiais em sua superfície, deixando o ladrilho com aparência de "novo". Portanto é imprescindível a impermeabilização do piso para sua proteção.
Existem empresas especializadas neste trabalho como a Granipiso que operam verdadeiros milagres!!


Alguns fabricantes possuem no site um simulador onde podemos criar o nosso ladrilho e ter a imagem de como ficará a peça.
Espero que tenha ajudado a minha amiga e que Nossa Senhora das Reformas Intermináveis a proteja!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário